“Vou preparar-vos um lugar…”

Adoração Eucarística - Novembro 2016

DIA VOCACIONAL DA FAMÍLIA CARMELITA DE FÁTIMA

I. Leitura bíblica

Da Epístola de S. Paulo aos Romanos (Rm 8, 31-35.37-39):

“Se Deus está por nós, quem estará contra nós? Deus, que não poupou seu próprio Filho, mas O entregou à morte por todos nós, como não havia de nos dar, com Ele, todas as coisas? Quem acusará os eleitos de Deus, se Deus os justifica? E quem os condenará, se Cristo Jesus morreu, e mais ainda, ressuscitou e está à direita de Deus e intercede por nós? Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada? Mas em tudo isto somos vencedores, graças Àquele que nos amou. Na verdade eu estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que se manifestou em Cristo Jesus, Nosso Senhor.”

Leitura Carmelita

Dos Escritos da Beata Elias de S. Clemente, carmelita descalça

“Ó doce escondimento, quero passar os meus dias à tua sombra e consumir assim a minha existência, por amor do meu doce Senhor...! Por vezes, pensando naquelas eternas recompensas, tão desproporcionadas quando comparadas com triviais sacrifícios desta vida, a minha alma fica completamente maravilhada e, arrebatada por um ardente anelo, lança-se para Deus, exclamando: «Ó meu bom Jesus, quero chegar à meta, custe o que custar, ao porto de salvação! Não me negues nada, dá-me sofrimento. (…) Quando se sofre com Jesus, o padecer é gozar; sofrer amando, eis o meu anseio; fora disto, nada mais desejo. Meu Amado, quem poderá separar-me de Ti? Quem será capaz de romper estas fortes cadeias que mantêm o meu coração unido ao Teu? O abandono das criaturas, talvez? É precisamente isto o que une a alma ao Criador... Talvez as tribulações, as penas, as cruzes? É através destes espinhos que o canto da alma que Te ama é mais livre e mais leve. Talvez a morte? Mas esta será só o princípio da verdadeira felicidade para a alma... nada, nada poderá separar, nem sequer por breves instantes, esta alma de Ti. Ela foi criada para Ti e está fora do seu centro se não vive abandonada em Ti”.

Cântico

1. Quem nos separará do Seu amor, a tribulação, talvez a espada?/ Nem morte ou vida nos separará do amor em Cristo Senhor.

2. Quem nos separará da Sua Paz, a perseguição talvez a dor? / Nenhum poder nos separará d'Aquele que morreu por nós.

3. Quem nos separará da Sua alegria, quem pod'rá tirar-nos o Seu perdão? / Ninguém no mundo nos afastará da vida em Cristo Senhor.

[1º momento de silêncio]

II. Leitura bíblica

Do Evangelho de S. João (Jo 14, 1-6):

“Disse-lhes Jesus: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.”

Meditação

De uma homilia do Papa Francisco:

“Estas palavras de Jesus são de uma grande beleza: “Não se perturbe o vosso coração”. Começa a falar assim, como um amigo. (…) Jesus fala aos seus discípulos do céu, da pátria definitiva. “Tende fé em Mim: eu permaneço fiel”, é como se nos dissesse isto. E prossegue, falando como um engenheiro ou arquitecto, dizendo-lhes o que vai fazer: “Vou preparar-vos um lugar, na casa de meu Pai há muitas moradas”. E Jesus vai preparar-nos um lugar. Como é esta preparação, como acontece? Como é aquele lugar? O que significa preparar um lugar? Preparar o lugar significa preparar a nossa capacidade de gozar, a nossa possibilidade de ver, de sentir, de compreender a beleza daquilo que nos espera, daquela pátria para a qual caminhamos. E toda a vida cristã é um trabalho de Jesus, do Espírito Santo para nos preparar um lugar, preparar-nos os olhos para podermos ver. “Mas, Pai, eu vejo bem. Não preciso de óculos”. Mas esta é outra visão. Os nossos olhos, os olhos da nossa alma têm necessidade de ser preparados para ver aquele rosto maravilhoso de Jesus. Trata-se também, além disso, de preparar os ouvidos para poder escutar as coisas belas, as palavras mais belas. E principalmente preparar o coração: preparar o coração para amar, amar mais. No caminho da vida o Senhor faz sempre isto: com as provas, as consolações, com as tribulações, com as coisas boas. Todo o caminho da vida é um caminho de preparação. (…) Deixemos que Jesus prepare o nosso coração, os nossos olhos para aquela beleza tão grande. Este é o caminho da beleza, o caminho do regresso à pátria. Que o Senhor nos dê a humildade de nos deixarmos preparar, isto é, de deixarmos o Senhor preparar a morada, a morada definitiva, no nosso coração, nos nossos olhos e nos nossos ouvidos”.

Cântico

Nem os olhos viram, nem os ouvidos escutaram, / nem jamais passou pela mente humana / o que Deus preparou para aqueles que O amam.

[2º momento de silêncio]

v. Adorações anteriores

 

  [imagem: Margarida Alvim]