"O Deus connosco" (Is 52, 7-9; Mt 11, 28-30)

Adoração Eucarística - Dezembro 2014

DIA VOCACIONAL DA FAMÍLIA CARMELITA DE FÁTIMA

I. Leitura bíblica

Do Livro de Isaías:

“Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa nova que proclama a salvação e diz a Sião: “O teu Deus é Rei”. Eis o grito das sentinelas que levantam a voz. Todas juntas soltam brados de alegria, porque vêm com os seus próprios olhos o Senhor que volta para Sião. Rompei todas em brados de alegria, ruínas de Jerusalém, porque o Senhor consola o seu povo”.

 

Leitura Carmelita

“Oh amor forte de Deus! E como lhe parece que não há-de haver coisa impossível a quem ama! Oh ditosa alma que chegou a alcançar esta paz de seu Deus (CAD 3, 4).

Oh! Que dita tão grande será alcançar esta mercê!” (CAD 3, 1).

“Em nos esvaziando de tudo o que é criatura, e desapegando-nos dela por amor de Deus, o mesmo Senhor a há-de encher de Si mesmo” (7M 2, 7).

“Procurai cerrar os olhos do corpo e abrir os da alma, e olhai para o vosso coração; (…) Quem nos impede de estar com Ele depois de ressuscitado, pois tão perto O temos no Sacramento, onde já está glorificado? (…) Ei-Lo pois aqui (…), companheiro nosso no Santíssimo Sacramento, que parece não estava na Sua mão apartar-se de nós um só momento! (V 22, 6).

“Não vos peço senão que olheis para Ele. Pois, quem vos impede de volver os olhos da alma (…) para este Senhor? Pois podeis olhar para coisas muito feias, não podereis olhar para a coisa mais formosa que se pode imaginar? E nunca, filhas, (…) desvia de vós os olhos; (…) e será muito que (…) olheis para Ele algumas vezes? Olhai que não está aguardando outra coisa, (…), senão que olhemos para Ele. Como O quiserdes, O achareis. Tem em tanta conta que O voltemos a olhar, que não falhará por menos diligência Sua” (…) “Olhar-vos-á, com olhos tão formosos e piedosos, e olvidará Suas dores para consolar as vossas, só por irdes consolar-vos com Ele e voltardes a cabeça a fitá-l’O” (CP 26, 3-5).

“Com tão bom amigo presente, com tão esforçado capitão, que foi o primeiro no padecer, tudo se pode sofrer. É ajuda e dá força; nunca falta; é Amigo verdadeiro” (V 22, 6).

 

Cântico

Refrão: Filha de Sião, canta com júbilo, porque o Senhor vem a ti como Salvador.

Estrofe: Entoa cânticos de louvor, Filha de Sião; Alegra-te e exulta, ó Israel.

[1º momento de silêncio]

 

II. Leitura bíblica

Do Evangelho de S. Mateus:

«Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração e encontrareis alívio para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve».

 

Leitura Carmelita

“Ó Senhor, Deus meu! E como tendes palavras de vida onde todos os mortais acharão o que desejam, se o quiserem procurar! (…) Fazei, pois, Senhor, que não se apartem de meus pensamentos as vossas palavras. Vós dizeis: «Vinde a Mim todos os que trabalhais e estais carregados, que eu vos consolarei». Que mais queremos, Senhor? Que pedimos? Que buscamos? Porque estão perdidos os do mundo senão por buscarem descanso?” (Excl 8, 1.2).

“Ó Vida, que a dais a todos! Não me negueis a mim esta água dulcíssima que prometeis aos que a querem. Eu a quero, Senhor, a peço, e venho a Vós; (…) pois sabeis minha necessidade e que ela é a verdadeira medicina da alma chagada por Vós. (…) Ó fontes vivas das Chagas de meu Deus, que manais sempre, com grande abundância para nosso mantimento. E que seguro andará, pelos perigos desta vida, o que procurar sustentar-se deste divino licor!” (Excl 9, 2).

“Suave é Vosso jugo, Senhor!” (cf V 11, 16).

 

Cântico

Vinde a Mim, todos vós que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.

[2º momento de silêncio]

v. Adorações anteriores