“A paz esteja convosco”

Adoração Eucarística - Abril 2016

DIA VOCACIONAL DA FAMÍLIA CARMELITA DE FÁTIMA

I. Leitura bíblica

Da Primeira Epístola de S. Pedro:

Vivei com temor, durante o tempo de exílio neste mundo. Lembrai-vos que não foi por coisas corruptíveis, como prata e ouro, que fostes resgatados da vã maneira de viver, herdada dos vossos pais, mas pelo Sangue precioso de Cristo, Cordeiro sem defeito e sem mancha, predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos por vossa causa. Por Ele acreditais em Deus, que O ressuscitou dos mortos e Lhe deu a glória, para que a vossa fé e a vossa esperança estejam em Deus. (…) Paz a todos os que estais em Cristo! (1Pd 1, 17-21; 5,14).

Meditação

Do Papa Francisco:

“Só podemos entrar no Céu graças ao sangue do Cordeiro, graças ao sangue de Cristo. Foi precisamente o sangue de Cristo que nos justificou, que nos abriu as portas do Céu”. [Dizia S. Paulo]: “Ninguém pode afastar-me de Cristo». Ele amava de tal modo o Senhor — depois de o ter visto e encontrado, Ele mudou a sua vida — que chegava a dizer que nada o podia afastar d’Ele. Precisamente este amor do Senhor estava no centro da vida de Paulo, nas perseguições, doenças e traições, mas nada daquilo que ele vivera, do que lhe tinha acontecido, podia afastá-lo do amor de Cristo. E sem o amor de Cristo, sem viver deste amor, sem o reconhecer, sem se alimentar deste amor não se pode ser cristão: o cristão, quem se sente observado pelo Senhor com aquele olhar tão bondoso, amado pelo Senhor, e até ao fim, sente que a sua vida foi salva pelo sangue de Cristo. É isto que faz o amor: eis no que consiste a relação do amor”. “Senhor, que nada nos afaste de Ti!”.“Nós dizemos “Deus é poderoso, pode fazer tudo!”. Excepto uma coisa: apartar-Se de nós!”. "Eu gostaria que todos nós, depois desses dias de graça, tivéssemos a coragem de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor, de construir a Igreja no sangue do Senhor, derramado na Cruz, e confessar a única glória, Cristo Crucificado e Ressuscitado”.

Cântico

1. Quem nos separará do Seu amor, a tribulação, talvez a espada? Nem morte ou vida nos separará do amor em Cristo Senhor.

2. Quem nos separará da Sua Paz, a perseguição talvez a dor? Nenhum poder nos separará d'Aquele que morreu por nós.

3. Quem nos separará da Sua alegria, quem pod'rá tirar-nos o Seu perdão? Ninguém no mundo nos afastará da vida em Cristo Senhor.

[1º momento de silêncio]

 

II. Leitura bíblica

Do Evangelho de S. João:

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou- lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos» (Jo 20, 19-23).

 

Meditação

Do Papa Francisco:

“A paz de Jesus é uma Pessoa, é o Espírito Santo! No próprio dia da Ressurreição, Ele vem ao Cenáculo e a saudação é: ‘A paz esteja convosco. Recebei o Espírito Santo’. Esta é a paz de Jesus: é uma Pessoa, é uma prenda grande. E quando o Espírito Santo está no nosso coração, ninguém pode tirar-lhe a paz. Ninguém! É uma paz definitiva! O nosso trabalho qual é? Guardar esta paz. Guardá-la! É uma paz grande, é uma paz que não é minha, é de uma outra Pessoa que me oferece, de uma outra Pessoa que está dentro do meu coração e que me acompanha toda a vida”. “A paz de Cristo é definitiva”. “É um dom de Deus” para ser acolhido e conservado, exactamente como “faz uma criança quando recebe uma prenda”. “A todos os homens e mulheres de boa vontade chegue a voz consoladora e curativa do Senhor Jesus: «A paz esteja convosco!». «Não temais! Ressuscitei e estou convosco para sempre!».

Cântico

Confiai em Deus e não temais. A paz de Deus guardará os vossos corações. Aleluia, Aleluia!

[2º momento de silêncio]

v. Adorações anteriores

 

  [imagem: James Tissot (1836-1902), A Aparição de Jesus no Cenáculo (1886-94)]